quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Calopsita fêmea botando ovos sem um macho

CALOPSITA FÊMEA PODE BOTAR SEM O MACHO ?

Você não imaginava mesmo que isso pudesse acontecer, não é ? 
Porque a sua calopsita botou um ovo se ela nem sequer tem um companheiro ?

As calopsitas fêmeas sempre botam ovos, independentes de serem galados ou não. A postura de ovos em cativeiro é baseada nos comportamentos reprodutores e as necessidades de calopsitas de vida e reprodução na natureza. Para calopsitas selvagens, a postura de ovos e criação são atividades sazonais que ocorrem apenas durante a primavera e o verão. Várias mudanças na natureza ocorrem durante estes meses que estimulam hormônios de reprodução, resultando em atividades de criação, como o acasalamento e postura de ovos. A principal influência no comportamento reprodutivo é um aumento das horas de luz do dia. Outras mudanças incluem um clima mais quente, que é mais favorável para a reprodução, e da disponibilidade de mais chuva para tomar banho e mais alimentos para comer. A variedade de plantas, grãos, frutos e insetos podem ser encontrados durante a primavera e o verão. (Durante os meses de inverno, a dieta de uma ave é limitado a maioria sementes.) Calopsitas selvagem procuram um ninho (que normalmente é feito acima das árvores) e depositam os ovos dentro de árvores ocas, como mostrado na imagem à esquerda.

Ao contrário da calopsita selvagem, nossas aves de estimação têm uma Primavera/Verão como o ambiente que proporciona as condições ideais de reprodução durante todo o ano. Quando algo no ambiente estimula os hormônios de reprodução de um pássaro animal de estimação, ele/ela irá exibir comportamento reprodutivo relacionado. As fêmeas começam a pôr ovos e os machos irão exibir agressão sazonal. 

Processo do ovo: Esta é uma breve descrição do sistema reprodutivo de uma calopsita fêmea. Os órgãos genitais estão constituídos apenas pelo ovário e
oviduto esquerdo, enquanto os do lado direito regridem. O ovário está localizado na parede dorsal da cavidade do corpo, na região delimitada entre pulmão e rim esquerdo... Quando as fêmeas estão sexualmente maduras e algo no ambiente estimula a criação de hormônios, a ave vai ovular e iniciar a produção de ovos. A gema do ovo desenvolve em primeiro lugar no folículo do ovário. O ovo, em seguida, passa para o oviduto, um longo tubo muscular que tem cinco seções, cada um executando uma função específica, onde outros componentes do ovo são adicionados, incluindo a albumina, e membranas. Se estiver presente um macho e um acasalamento bem-sucedido tenha ocorrido, os ovos serão fertilizados no oviduto. As fêmeas podem armazenar esperma em seus corpos por até 15 dias, o que torna possível uma ninhada inteira de ovos fertilizados de um acasalamento bem-sucedido.
Após a fecundação, o ovo, em seguida, move-se para a 5ª e última parte do oviduto, do útero ou glândula da casca. Este é o lugar onde o ovo vai passar a maior parte do tempo, 20-26 horas. Enquanto no útero, de uma solução aquosa será adicionado ao ovo, aumentando o peso do endosperma. O próprio reservatório efetiva, que é composto por cerca de 95% de cristais de carbonato de cálcio, também vai ser formado em torno do ovo nua no útero. O ovo, em seguida, passa para a cloaca e desabafar até que é colocado pela ave. O processo de postura, de ovário, (fecundação se houver macho), o desenvolvimento da postura de ovos leva cerca de 2-3 dias. Se a sua única calopsita fêmea põe um ovo, mais vão estar a caminho. Você pode esperar a sua fêmea para colocar um ovo a cada 48 horas (2 dias). até uma embreagem de 2-8 ovos é colocado. Calopsitas dentre outras aves são ovíparos "indeterminados". Isso significa que não há um número específico de ovos. Se um ovo é perdido, danificado ou removido, a calopsita irá substituí-lo colocando um outro ovo.

Sinais de postura de ovos: A fêmea se preparando para botar ovos vai se sentir mais pesada, e seu abdômen inferior, perto da saída, pode sentir-se mais firme e parecer maior. Quando as fêmeas estão produzindo um ovo, elas começam a beber mais água, pois os ovos precisam de bastante água. A atividade de mastigação também irá aumentar, como as fêmeas começam a rasgar mais papel, varas, madeira, brinquedos, etc, em preparação de um ninho. As fêmeas podem também tornar-se muito protetora de sua gaiola. Antes e durante o processo de postura de ovos, a fêmea terá fezes muito grandes, fezes soltas e aguadas. Isto também é normal. A ausência total de fezes indica ovo preso.
O que fazer quando os ovos são colocados: Não retire os ovos da gaiola. Coloque um ninho preso a gaiola, depois forre o ninho com maravalha de hamster. Isso fará com que sua calopsita fique mais confortável e vai impedir que os ovos saiam rolando. Se uma quebra de ovos ou se sua calopsita começa bicando-los, retire os ovos e substitua-os com mármores brancos ou ovos de madeira do manequim, muitas vezes vendem em pet shops, é como um ovo, só que artificial. Limpe a área cuidadosamente para evitar o crescimento de bactérias, caso ele tenha sido quebrado. Permita que a calopsita choque os ovos apenas durante 21-30 dias. Calopsitas dentre outras aves são ovíparos "indeterminados". Isto significa que a espécie não estabelece um determinado número de ovos. Se um ovo é perdido, danificado ou removido, a calopsita vai substituí-lo por outro ovo. Se você remover os ovos de uma só vez, a calopsita vai começar outro ciclo de reprodução e começar a colocar mais ovos. Isto levará a uma postura de ovos crônica. Então, quando for retirar os ovos, retire um ovo por dia, e no ultimo ovo, remova juntamente o ninho, depois coloque uma banheira na gaiola para que sua calopsita possa tomar banho.
As calopsitas colocam aproximadamente de 2-8 ovos. Às vezes, as calopsita só começam chocar os ovos depois do terceiro ovo ou quando é colocado o ultimo ovo.

Cuidados na fase de choco: Chocar ovos é tanto física como
psicologicamente estressante para seu pássaro e qualquer tipo de estresse prejudica o sistema imunológico. Às vezes, as fêmeas que ficam no ninho, chocando os ovos, são obrigadas a ter que sair do ninho para comer, beber água e fazer exercício físico. É importante manter um conjunto extra de comida e água perto do ninho. As fêmeas que estão colocando ovos também vão perder cálcio. Forneça a abundância de cálcio extra em sua dieta de vegetais verde-escuros, como couve, folhas de brócolis e talos. Também ofereça alimentos alaranjados brilhantes, como  cenoura, que é rica em vitamina A para impulsionar o seu sistema imunológico. Ofereça também outra variedade de vitamina A.

Postura crônica de ovos e problemas de saúde: Calopsitas que vivem em estado selvagem apenas reproduz uma ou duas vezes por ano. Mais do que duas ninhadas seria considerada anormal. O estresse físico e demandas posturas de ovos excessivo, inclui alguns dos seguintes problemas de saúde:
  • Desnutrição.
  • Deficiências de cálcio
  • Convulsões, baixo cálcio
  • Ossos frágeis, baixa de cálcio
  • Perda de peso.
  • A falta de saúde em geral.
  • Mau estado de penas.
  • Perda de penas ou dermatite em torno de ventilação.
  • Fraqueza muscular geral.
  • Doenças reprodutivas.
  • Outras rupturas reprodutiva, infecções e doenças.
  • Morte súbita.

Prevenção de postura de ovos: veterinários especializados em aves normalmente recomendam reproduzir as calopsitas com segurança. Só as aves adultas, saudáveis, bem nutridas, e para colocar duas posturas de ovos no máximo por ano. Na maioria dos casos, a postura crônica de ovos parece apresentar uma calopsita saudável, mas, eventualmente, elas vão sofrer de desnutrição e outros problemas graves de saúde por causa do estresse progressivo e exigências físicas associadas à postura de ovos. O estresse prejudica o sistema imunológico, tornando mais fácil para que os pássaros fiquem doentes. Uma vez que uma fêmea começa a postura de ovos, toda postura é influenciada e controlada por hormônios. Ao interromper, mudando os potes de comida e a gaiola de lugar, fazem com que a fêmea fique insegura e não coloque ovos. Mudanças ambientais deve criar condições de criação indesejáveis​​, exatamente o oposto do que são condições ideais para a reprodução.

Modificando o ambiente de sua calopsita: Remova tendas de dormir da gaiola. Remova espelhos que ficam próximos da gaiola, caso você observe que seu pássaro parece estar muito ligado a algum brinquedo, pode ser que ela / ele pode estar usando para se masturbar, então deve-se remover estes também. Re-organização da gaiola para que ele se sinta menos seguro. Reduzir o número de horas do dia, cobrir a gaiola mais cedo. Re-organizar, trocar e mover poleiros, comedouro e brinquedos: substituí-los por novos itens que são de um tamanho diferente, cor, textura ou forma. Outras mudanças que podem fazer a gaiola sentir menos adequados para a postura: incluem mover a gaiola para um outro lado da sala, área ou movendo gaiola em uma sala completamente diferente. Quanto mais drástica a mudança, mais possibilidades previnem a postura de ovos.
Reduzir a exposição luz do dia à 10 horas por dia e manter a gaiola coberta por 14 horas a cada noite em uma sala tranquila, muito escura, por 2 semanas. Se isso não ajudar, reduzir a exposição do seu pássaro de luz do dia para 8 horas por dia. Cobrir a gaiola para seu pássaro até está na escuridão por 16 horas durante 2 semanas. Evite dar banhos no pássaro, durante o período de duas semanas. Após 2 semanas retomar o banho normal e rotinas de alimentação. Nota: Re-organizar, movendo-se a gaiola e reduzindo luz deve ser feito tudo ao mesmo tempo. Reduzir luz sozinha pode incentivar a postura de ovos, fazendo a gaiola parecer um ninho. (As mesmas sugestões trabalhar para os machos que estão passando por agressão sazonal.)

  Evite acariciar seu pássaro nas costas, estômago ou sob as asas, porque é onde o ovário de uma fêmea e os testículos nos machos estão localizados. Quando você faz carinho nessas áreas, você está estimulando o ovário ou os testículos.

8 comentários:

  1. Olá, bom dia, minha calopsita está pondo sem o macho, já pões 6 ovos, os dois primeiros, foram desprezados, ela começou a chocar no apartir do terceiro ovos, le sua postagem, que ajuda muito , obrigada, estou perdida , sem saber o que fazer com relação a mudança de ambiente, pq, minha calopsita anda a casa toda, e quando é colocada em outro lugar, ela sai e fica em cima do sofá ou de outra cadeira na sala, há 3 meses e 12 dias comprei outra calopsita, acho que é um machinho, mas ela não deixa ele chegar perto dela, quero dizer com isso, que ele passará pelas mudanças junto com ela, sinto que, embora sem dá muito bola pra ele, ela é o ponto de apoio e segurança pra ele. Ela é mimada, e cheia de gosto rsrsrsrsrsrsrs, fico tão apertada quando vejo a impaciência dela, será dias difíceis quando eu retirar este ninho, sei que ela vai ficar indo atrás direto. Eu ia crio solto, eles só vão para o poleiro na hora de dormir, o ninho,bela fez dentro de uma travessa, que estava na parte de baixo do guarda roupa.

    ResponderExcluir
  2. bom dia minha calopsita colocou 5 ovos chocou perfeito tanto macho quanto femea mais no tempo de nascer os ovos aparecu quebrado sem nada dentro . o que deve esta errado .obrigado

    ResponderExcluir
  3. email afonsodelrio@gmail.com zap 21 969869204 obrigado

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, minha calopsita tá pondo ovo sem o macho.Ja pôs um ovo,devo comprar um macho pra ela?
    Será que vai nascer se eu colocar o macho agora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ninguem respondeestou com o mesmo problema e nao sei o que fazer

      Excluir
  5. Uma Calopsita veio voando para m casa. É mansinha. Ficou um tempão do nso colo para uma gaiola, q fui obg a comprar. Depois de certo temp, percebi ela se mastrb no poleiro. Fui a uma revenda, botei o olho em uma ave bem ativa e comprei; comprei te uma ninheira q me disseram pequena; coloquei os dois juntos; se estranharam mas após três semanas começaram a namorar. Ele menor d q ela, era desajeitado e caia sem alcançar a croaca dela, mas agora já estão c 3 ovinhos, se alternando no choco. Ele ficou agressivo comigo. Ciumento, o corno

    ResponderExcluir