segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Adestrar calopsita: Veja o que ela pode aprender e como ensinar!

Sabia que a calopsita pode além de assobiar, falar e fazer truques? Veja aqui dicas de como adestrar calopsita

calopsita mansa
Calopsita mansa

Ter um animal silvestre em casa é um privilégio e as calopsitas já conquistaram o coração dos humanos. Elas são companheiras, inteligentes, amáveis, adoram ficar com os donos e muito carinhosas. São aves lindas, coloridas, sabem cantar e podem aprender diversas coisas, brincadeiras e músicas. Há as calopsitas mansas e as bravas. As mansas são as ideais para ter em casa e receber o adestramento. As calopsitas bravas dificilmente vão se amansar e aprender algo com os donos, elas são mais arredias e não sociáveis. Aprenda a seguir as dicas e truques para treinar sua calopsita.

O que posso ensinar minha calopsita?

Sua versão apropriada para ter em casa são as calopsitas mansas, que são ótimos pets para crianças aprenderem a lidar com animais delicados e amáveis. Elas são ideais para quem não pode ter animais que demandam muito trabalho. As calopsitas não incomodam vizinhos, seu assobio é discreto e não muito alto, não fazem muita sujeira, comem pouco e são muito higiênicas.
Ao adquirir uma calopsita, para ela aprender as coisas do seu jeito, o ideal é pegar uma filhote e macho. As fêmeas não costumam cantar, só os machos, por isso, se você quer ter em casa sons de assobios e cantorias, adquira um macho, de preferência. As calopsitas estão aptas a começar a prender os truques e músicas a partir dos seus 4 meses de vida.
Elas podem aprender a:
  • cantar
  • dançar
  • imitar sua voz
  • assobiar músicas inteira
  • imitar alguns de seus movimentos
  • chamar o nome do dono
  • vir ao seu encontro quando você diz o nome dela
  • ficar no ombro
  • ficar no seu braço e te fazer companhia.

Adestrar calopsita: Quais os primeiros passos para começar?


Quando sua calopsita novinha chegar em casa você precisar dar alguns dias para ela se ambientar e entender que ali é o seu novo lar. Nos primeiros dias ou semanas ela pode ficar um pouco quieta demais, assustada e às vezes arisca. Tudo isso é normal, comum e esperado!

Nos primeiros dias

Para ambientá-la nos primeiros dias vá sempre perto de sua gaiola fechada, sem movimentos bruscos e com delicadeza. Fale baixinho com ela, dê comida sempre por fora para não invadir o espaço dela, assim ela se sentirá protegida e segura. Converse com ela por alguns minutos por dia, não a deixe sozinha em um cômodo, mantenha sempre ela num cômodo com movimento, para que ela se acostume com a rotina da casa e as pessoas. Seja sempre delicado nos primeiros dias e fale de forma mansa com ela.

Comece com calma

Após os primeiros dias ou semanas você já pode tentar interagir com ela com a gaiola aberta. Mas você deve sentir o seu pássaro. Chame com delicadeza, se você ver que o pássaro está assustado e tremendo, se afaste e mantenha contato mais de longe. Estressá-lo não é a melhor forma de conquista-lo.
Tenha alguma comidinha que ele goste na mão e o chame até perto de você. Sempre que oferecer algo que ele goste de comer ele se agradará e confiará mais em você. Após isso, com os dias, coloque o seu dedo indicador na parte entre o peitoral do pássaro e seus pés, automaticamente ele vai subir como se fosse um poleiro. Pode ser que nas primeiras vezes ele não faça isso, mas tente todos os dias um pouco que com o tempo ele vai confiar e subir.
Treine todos os diasO ideal é que você interaja e adestre o seu pássaro cerca de 10 a 15 minutos por dia. Não há a necessidade de ser mais do que isso porque esse é o tempo de memória maior e concentração dele. Quinze minutos por dia é o ideal para esses primeiros treinos.

Imite seus movimentos

Quando chegar perto da gaiola dele imite seus movimentos. Os pássaros adoram isso! Quando ele abrir as asas, abra os braços, dê tchau com a mão, alguns aprendem a levantar o pezinho e fazer o mesmo movimento, alguns também aprendem a bater o pezinho no chão no ritmo da música. São diversos movimentos de repetição que eles podem aprender.

Ensinando músicas

As calopsitas machos são ótimos reprodutores de músicas em forma de assobio. Algumas conseguem até imitar o som de voz também, mas são casos mais raros.
Para ensinar sua calopsita alguma música você pode encontrar aqui mesmo no blog algumas idéias de assobios de músicas inteiras que você pode colocar para repetir.  Você encontra também vários outros no youtube ou pode até mesmo  comprar cd´s em pet shops.  O ideal é você colocar perto de sua gaiola a música que você quer que ela aprenda para repetir por 15 minutos por dia.
Coloque a calopsita para aprender uma música de cada vez. Assim que ela aprender uma, você pode começar a ensinar outra. Não a coloque para aprender várias músicas de uma vez, ela pode misturar os ritmos.

Ensinando a dançar

As calopsitas adoram ouvir músicas. Se você deixar um rádio ligado perto de sua calopsita, com certeza vai perceber que algumas músicas a deixarão mais animada e outras a farão relaxar e dormir.
Coloque músicas animadas e dance para ela. Movimente a cabeça para frente e para trás, mexa o corpo, bata o pé... ela não demorará a imitar os seus movimentos.


7 comentários:

  1. Poxa poderia colocar alguns vídeos para todos noi s ver ccimo vc adesrra seu calopsita

    ResponderExcluir
  2. Tenho vários vídeos no instagram, mas vou colocar alguns aqui também. Obrigada pela sugestão ! Se quiser seguir no Insta segue a hashtag @petaacalopsita. bjus

    ResponderExcluir
  3. A minha calopsita está aprendendo a cantar atirei o pau no gato, muito fofo ele cantando... Coloco todo dia para ele escutar

    ResponderExcluir